O Holter e um dos mais completos e modernos exames cardiológicos, detecntando alterações e reações que outros métodos não percebem
O Holter é um mini gravador digital, desenvolvido no Brasil, que pesa apenas 90 gramas. Ele é do tamanho de um cartão de crédito e da altura de uma caixa de fósforos, e registra os dados em um cartão semelhante ao da câmera fotográfica.
Preso à cintura da pessoa, ou no bolso da camisa, é conectado ao tórax por fios e eletrodos, e registra o batimento cardíaco durante as atividades de rotina, como trabalhar, discutir, andar, correr e dormir, sempre no ambiente natural da pessoa, sob as mesmas condições que provocaram sintomas, ou suspeita de doenças
Várias doenças podem ser diagnosticadas pelo Holter, mas é mais indicado para Arritmias ou Disritmias, caracterizadas por alterações nos batimentos cardíacos. Também é útil na síncope, porque pacientes com um ou mais episódios de desmaio, em geral, quando chegam ao médico, estão bem e os exames não acusam problemas. Nesses casos, acompanhar o coração por 24 horas pode detectar Arritmia grave, o que explicaria o desmaio, por exemplo.
O exame mostra ainda como o coração está após uma cirurgia, uma Angioplastia ou um Infarto, indicando se a pessoa pode voltar à sua vida normal. Também são beneficiados os portadores de marca-passo e de desfibriladores.
Curiosidade
O nome do exame veio de Norman Holter que, em 1949, transmitiu a uma distância de 15 metros um sinal de Eletrocardiograma, usando um equipamento levado pelo paciente em uma mochila, que pesava cerca de 40 quilos. Durante o projeto Apolo, da NASA, a necessidade de acompanhar o Ecocardiograma dos astronautas levou à evolução da ideia: gravar o Ecocardiograma e analisá-lo posteriormente.
ENDEREÇO
Av. Maria Rezende Braga, 105
Vila Verde, Varginha - MG
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a quinta, das 7h às 18h;
Sexta, das 7h às 17h.