Exames
TILT-TEST
O Tilt-Test, também conhecido como teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar uma razão clínica para os casos de desmaio em pacientes de qualquer idade, mas principalmente, entre adolescentes e jovens sem cardiopatia aparente.
Para que serve:
Em outras palavras, o exame avalia o comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca do paciente diante de mudanças na postura, já que o corpo do paciente é submetido a diversas inclinações durante o exame. É muito utilizado para fazer a diferenciação entre os diferentes tipos de desmaios.
Como é feito:
O exame pode ter até seis etapas, dependendo de cada caso avaliado. Para iniciar o teste, o paciente é colocado sobre uma mesa especial, que se movimenta apoiada em pinos laterais (mesa basculante) e que permitirá avaliá-lo em diversas inclinações, captando suas reações a cada movimento.
Durante o exame algumas medicações poderão ser administradas pelo soro instalado em uma veia periférica. A pressão arterial é verificada a cada dois minutos através de um equipamento automático e o coração monitorado continuamente por um eletrocardiograma durante todas as etapas realizadas.
Preparo e contraindicações:
Para a realização do Tilt-Test não é preciso apenas que o paciente esteja em jejum por 4 horas antes do procedimento e traga exames como Holter, teste ergométrico ou ecocardiograma, caso já tenha passado por algumas dessas avaliações.
O exame é realizado por médicos especializados no serviço de arritmias da Procard, e o paciente é liberado logo após o término da avaliação, aguardando-se apenas sua completa recuperação, pois não é um exame invasivo que necessite repouso após sua realização. Ao final, um relatório completo é fornecido para o paciente, com todos os detalhes do exame e os gráficos com o comportamento da pressão arterial, frequência cardíaca, posição do paciente e sinais e sintomas clínicos. É baseado neste relatório que o médico que solicitou o exame irá orientar o tratamento do paciente que pode variar de apenas orientações clínicas a uso de medicamentos e até cirurgias específicas para alguns casos.
Importante:
Para pacientes com menos de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.
Medicações: não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico.